Como ser voluntário? – Trip Voluntária
Img01

Como faço para ser voluntário?

Existem muitos caminhos para ser voluntário na África. Os mais comuns são: agências de turismo e intercâmbio nacionais ou estrangeiras; plataformas virtuais que permitem a troca de trabalho por hospedagem e alimentação; ou ONGs.

Antes de começar sua busca, é recomendável ter pelo menos uma ideia a respeito dos seguintes pontos:

- Quanto tempo pretendo ficar fora do país?
- Qual(is) meu(s) país(es) de destino favorito(s)?
- Com qual tipo de atividade quero trabalhar?

Também é válido pensar quanto tempo você quer dedicar ao voluntariado e ao turismo ou demais atividades - existem opções para trabalho meio período, o dia todo, incluindo ou não os finais de semana.
Img02

Quanto custa ser voluntário?

O custo de um voluntariado no exterior pode variar bastante de um projeto para o outro, principalmente devido aos seguintes aspectos:

- O tempo de duração;
- Suporte oferecido ao voluntário;
- Custo de vida do país de destino;
- Preço da passagem aérea;
- Demais gastos que o viajante pretende ter.

Via de regra, é possível afirmar que um dos fatores que mais influencia no preço de voluntariado é a passagem aérea, cujo valor é pago pelo próprio viajante.

Quem fecha a viagem por meio de agências ou diretamente com ONGs costuma pagar um pouco mais caro, pois o valor inclui os custos de hospedagem, alimentação, traslado e, eventualmente, alguns pacotes turísticos. Há pessoas que preferem gastar um pouco mais por conta da comodidade e segurança de contar com o suporte de uma agência. Vale lembrar, no entanto, que isso não deve ser considerado uma regra: pesquise muito bem antes de fechar com uma agência, pois, assim como em qualquer outro setor, existem boas e más empresas.

Já quem opta pelas plataformas virtuais de intercâmbio tende a economizar, uma vez que a hospedagem e a alimentação são oferecidos pelo anfitrião, em troca de trabalho. Além do custo ser menor, muitas vezes o envolvimento com a atividade desenvolvida e a própria comunidade local também se torna mais intensa, pois a pessoa ou instituição anfitriã espera o retorno do investimento que fez para receber o voluntário.

Algumas dicas para planejar o seu orçamento de viagem:

- Pesquise o valor das passagens aéreas para o destino escolhido;
- Verifique a melhor época para viajar para lá, pois alguns destinos podem ser muito procurados devido ao clima em determinada época do ano ou por conta de algum feriado, o que faz o preço das passagens disparar;
- Confira o custo de vida do país de destino (existem sites que fazem comparações desse tipo);
- Analise quais passeios turísticos pretende fazer durante sua viagem ou quanto imagina que vai gastar em compras de produtos e presentes, definindo um valor para gasto diário ou semanal, de acordo com o tempo que vai ficar por lá;
- Consulte junto ao seu anfitrião se você terá que assumir algum custo em relação a hospedagem, alimentação ou transporte e, em caso afirmativo, confirme qual o valor exato desse custo;
- Lembre-se de considerar custos adicionais, como despacho de bagagem pela companhia aérea, visto de entrada no país de destino e seguro viagem.

Img02

Quais os requisitos para ser voluntário?

A maioria dos projetos de voluntariado não exige nenhuma formação específica; você precisa apenas ter muita disposição e a mente aberta para conviver com outra cultura, além de um nível intermediário de inglês ou de algum outro idioma que seja utilizado no país onde você vai atuar, como o francês ou o espanhol.

Para quem não fala outra língua, a sugestão é procurar por voluntariados nos países de língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, na África, ou Timor Leste, na Ásia.

Se você busca uma atividade específica na sua área profissional, é mais recomendável entrar em contato diretamente com as ONGs e oferecer seus serviços, ao invés de procurar um projeto de voluntariado em agências ou plataformas virtuais. Existem também algumas iniciativas voltadas especificamente para o intercâmbio profissional e de voluntariado para estudantes e recém-formados, com foco na área de estudo do viajante.
Ficou interessado? Então acesse a lista que preparamos com diversas opções de intercâmbio de voluntariado em Encontre Sua Trip.

Se você ainda precisa de ajuda, escreva para a gente! Envie um e-mail para tripvoluntaria@gmail.com respondendo as seguintes perguntas:
- Que tipo de atividade você quer realizar durante o voluntariado (crianças, idosos, sociedade, meio ambiente, animais etc.)?
- Quanto tempo você pretende ficar fora?
- Qual(is) seu(s) destino(s) de preferência?

A gente está aqui pra te ajudar a encontrar a Trip Voluntária perfeita para você!